Após a deputada estadual Leticia Aguiar (PSL-SP) solicitar ao Governo do Estado de São Paulo, por meio de uma indicação na Assembleia Legislativa, a unidade do Instituto Adolfo Lutz de Taubaté começa a realizar análises de testes do novo coronavírus a partir desta quarta-feira (15). Por enquanto, o laboratório é o único anunciado pelo governo do Estado de São Paulo para realizar os testes na RMVale.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a quantidade de testes analisados pela unidade regional deve seguir a necessidade da unidade sede, em São Paulo. Ainda não há uma estimativa do número diário de exames que devem ser investigados em Taubaté.
“Quando protocolamos a indicação ao Governo de SP apenas o laboratório principal do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, estava realizando os exames de detecção do Coronavírus. Sabemos da grande demanda em todo o Estado e, por isso, fiz a solicitação para que o laboratório de Taubaté fosse credenciado para realizar esse tipo de exame”, disse a deputada.
O início dos trabalhos na unidade da região acontece em período que o estado soma aproximadamente 15.600 pacientes na fila pelo resultado do exame para confirmação ou descarte do novo coronavírus. A rede de análises soma mais de 30 laboratórios.
Novos teste em SP
Em coletiva na tarde desta terça-feira (14), o governador João Doria (PSDB) afirmou ter comprado 1,3 milhão de exames de detecção do vírus e prometeu zerar a fila dos que aguardam resultado na próxima semana. Segundo ele, a capacidade de dois mil testes por dia deve ser ampliada para cinco mil.